quarta-feira, 17 de março de 2010

PLANO DE AULA

PÚBLICO-ALVO: Alunos do 6º ano (5ª série) do Ensino Fundamental.

TEMA: Adjetivo

TEMPO DE AULA: 2 de 50 minutos

OBJETIVO: Levar os alunos a identificarem as características, qualidades, defeitos, aparências e estados dos seres, para que assim, possam compreender melhor o mundo em que vivemos, respeitando as diferenças e semelhanças de cada indivíduo.

METODOLOGIA:

1º momento: Acionamento do conhecimento prévio:

1. Separar a turma em grupos.
2. Distribuir revistas e jornais aos alunos, pedindo que selecionem gravuras e fotografias, que sejam de seus interesses.
3. Distribuir cartelas coloridas com adjetivos variados (os adjetivos poderão ser repetidos) e pedir que os alunos escolham aqueles que melhor correspondam às gravuras que escolheram.
4. Colar na lousa: as figuras e os adjetivos escolhidos por cada grupo.
5. Após a execução da atividade, explicar o porquê dos adjetivos tendo como parâmetro as respostas dadas pelos grupos.

TEMPO ESTIMADO: 30 minutos

2º momento: Desenvolvimento:

Realizar a explicação da classe gramatical, fazendo uso da lousa e de exemplos previamente definidos.

  • Os adjetivos modificam os substantivos dando-lhes qualidades, defeitos, demonstrando seu estado e sua origem.

  •  Demonstrar na lousa os exemplos abaixo:
 Qualidade: Menina estudiosa.

 Defeito: Menina gulosa.

 Estado: Menina feliz.

 Aspecto ou aparência: Menina magra.

 Origem: Menina brasileira.


  • Oferecer uma folha para que cada aluno utilize adjetivos para fazer a sua própria descrição, tornando assim possível a sua identificação através de suas características pessoais, constando uma qualidade, um defeito, sua aparência (cor dos olhos e cabelos...), sua origem etc.

  • Após a entrega das respostas fazer a dinâmica, “Quem sou eu?”.
Os alunos deverão adivinhar de que aluno se está falando.

Com o desenvolvimento desta atividade será possível avaliar se houve ou não a compreensão do ponto gramatical apresentado e a percepção de sua funcionalidade dentro do contexto comunicativo.

TEMPO ESTIMADO: 40 minutos

AVALIAÇÃO:


  • Entregar aos alunos o poema “As borboletas”, de Vinícius de Moraes e a Charge (Hagar)

  • Pedir para que eles, em dupla, descubram os adjetivos que aparecem nos dois textos.

  • Observar os alunos durante as atividades, orientá-los e levá-los ao debate.

  •  Registrar o desempenho dos alunos individualmente e da turma de forma geral, para acompanhar o desenvolvimento de cada um e verificar se o objetivo foi alcançado.
TEMPO ESTIMADO: 30 minutos

Texto 1


As borboletas

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então. . .
Oh, que escuridão!

(Vinícius de Moraes)



Elaborado por: Denise Ribeiro



Referências bibliográficas:

CEREJA, W. R. e MAGALHÃES, T. C. - Gramática: texto, reflexão e uso. São Paulo: Atual, 1998.
SARMENTO, L. L e TUFANO, D. – Português: literatura, gramática, produção de texto.– São Paulo: Moderna, 2004.
MARTOS, C. R. – Português: viver e aprender. - São Paulo: Saraiva, 1994.

13 comentários:

  1. muito boa a aula, para nós aqui na argentina que nao temos material é bom achar estes sites para poder adaptar os jogos a nosso curriculum do portugues para estrangeiros na provincia de misiones limítrofe com o brasil disculpas pela falta de acentos mas minha neetbok nao tem o programa adecuado e aindo do mais nao sei utilizar completamento este aparelho obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns³!!!! Dicas perfeitas e bem elaboradas, que rendem bons momentos na sala de aula e desperta a atenção para um assunto chatinho de se trabalhar.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Só sugiro que o texto literário seja evitado nesta etapa da abordagem gramatical.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Parabéns³!!!! Dicas perfeitas e muito bem elaboradas, que rendem bons momentos na sala de aula e desperta, saindo da coisa engessada de sempre, uma metodologia diferenciada torna aula mais atraente.E divertida para os alunos.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, prof.!!!

    ResponderExcluir
  6. amei muito bom me ajudou muito obg

    ResponderExcluir
  7. Adorei as atividades, caso tiver planos de aula de Português 6º ao 9º ano, gostaria de comprá-los. Sou formada porém não lecionei Português ainda, trabalhei somente com Língua Inglesa.

    ResponderExcluir
  8. Adorei as atividades, caso tiver planos de aula de 6º ao 9º ano para vender, gostaria de comprá-los. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Marlica, mande msg para prof.letras@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  10. Apesar da falta da Charge, valeu a pena; muito boa essa forma de sair da mesmice e apresentar uma aula mais dinâmica e alegre.

    Messias
    Cuiabá

    ResponderExcluir

*Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

*Para exibir sua foto, escreva o seu comentário e clique em "Visualizar" e em seguida clique em "Adicionar Foto de Perfil"(Só é exibido quando o comentário é publicado como Conta do Google).